13

Tentantes X Remédios



Meninas, achei a matéria interessante e resolvi compartilhar...



Fonte: http://brasil.babycenter.com

A recomendação em geral de ginecologistas e obstetras é que a mulher evite ao máximo tomar remédios enquanto está tentando engravidar. 

A exceção são as doenças crônicas, como o hipotiroidismo, a hipertensão (pressão alta), a asma, a depressão ou a diabete. Se você usa algum medicamento de forma contínua, converse com o médico que cuida do seu caso e avise que está tentando engravidar. 

Só o profissional que acompanha você e conhece sua saúde poderá manter ou alterar algum medicamento considerando os cuidados necessários de uma gestação. Nunca deixe de tomar nada sem antes falar com o médico. 

"Idealmente, pacientes com doenças crônicas devem primeiro se adaptar aos medicamentos que poderão ser usados na gestação, para só depois engravidarem", afirma a obstetra Eleonora Fonseca. 

Alguns remédios devem ser evitados a todo custo, porque podem provocar problemas no feto: 

Isotretinoína: genérico utilizado para o tratamento da acne (com o nome comercial Roacutan


Varfarina sódica: usada como anticoagulante (com o nome comercial de Coumadin ou Marevan)


Ácido valproico: um anticonvulsivante (também com o nome comercial de Depakene)


Medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), usados para pacientes com hipertensão, como Captopril e Renitec


Sumatriptano: medicamento contra a enxaqueca (genérico do Imigran e do Sumax)


Propanolol: medicamento usado em pacientes hipertensos.


Drogas contra a malária


Doses altas de corticosteroides, como cortisona e prednisona.



Muitos remédios vendidos sem receita são considerados seguros para o bebê se tomados só de vez em quando. Mas alguns anti-inflamatórios não esteroides, como o naproxeno ou qualquer um que contenha ibuprofeno (muito usados contra cólicas menstruais), podem prejudicar a ovulação e tornar as paredes do útero menos propensas à implantação do óvulo fecundado. 

Com exceção do paracetamol, que pode ser tomado a qualquer momento da gravidez, você deve tomar esse tipo de anti-inflamatórios apenas durante a menstruação, se estiver tentando engravidar. 

A melhor maneira de garantir que um remédio não interfira na gravidez nem prejudique o bebê é consultar o seu médico. Ele pode receitar alternativas menos perigosas de medicamentos caso você esteja passando por algum tratamento que não possa ser interrompido. 

Nunca tome remédios por contra própria, principalmente se você já estiver grávida ou se achar que pode estar grávida. Também não é recomendável suspender um tratamento de repente sem consultar o seu médico. Procure-o se você estiver planejando engravidar para que ele estude alternativas de tratamento para o seu caso. 

13 comentários:

Bárbara disse... [Responder o Comentário]

Que bom ler isso Lidi, ótima dica, muito obrigada!
Beijos

Blog disse... [Responder o Comentário]

Lidi...ótima dica... eu até não sou de tomar remédios, mas apareceu um na sua lista que eu sempre tomava qdo sentia dor: ibuprofeno. Mtooooooooo bom saber... tá fora das minhas opções agora...bjk e brigadim pelo carinho lá no meu bloguinho

rosana disse... [Responder o Comentário]

ai amiga nem fale e como tomamos remédios né...,mas eu tbm só tomo remédios se o médico mandar e assim mesmo pesquiso bastante sobre ele,espero que ninguem tome tantos remédios a ponto d efazer mal s i mesmo..valeu pela dica querida...bjinhos se cuida....vamos seguindo com Fé sempre...

Shis disse... [Responder o Comentário]

Oi Lidi!
Mto bom esse texto!
Eu parei com o anti concepcional por conta, mas logo logo vou voltar, afinal, nao quero ter problemas para engravidar, mto menos na gravidez.

Bjs

Naninha ♥ disse... [Responder o Comentário]

Vizinha... Amei esse post! Muita informação legal e valiosa também. Dá pra se colocar em prática.
Bjos amiga.

Unknown disse... [Responder o Comentário]

amei o post!!! sempre tenho essas dúvidas na cabeça, e evito muitoooo tomar remédios, passo dias com cólicas e não tomo nada, só se for mesmo urgente, sempre me preocupei com essas coisas, muito legal heimm!!!
beijossss

Gaby disse... [Responder o Comentário]

AMEIIII O POST.... SE NÃO FOR PEDIR MUITOO PODERIA POSTAR SOBRE OS REMEDIOS QUE AUXILIAM CLAROO QUE COM INDICAÇÃO MÉDICA A ENGRAVIDAR.... FICA COM DEUS BJOS

ELITA,Minha Vida meu Milagre. disse... [Responder o Comentário]

Boa Lidi.....bjkas

Erika Campos disse... [Responder o Comentário]

menina do céu....e eu que me intupo de ibuprufeno pra colica? nunca mais!!!!!!!!!! Misericórdia!! Muito obrigada por compartilhar amiga!!

Um beijo enorme!!!!!!!!

Unknown disse... [Responder o Comentário]

muito interessante
não podemos tomar remédios por conta própria jamais
obrigada por compartilhar linda noite bjs

sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

Angel Poubel disse... [Responder o Comentário]

Meu Deus, que perigo né amiga!?
Tens sempre que tomar cuidado, deves zelar ao extremo por vc e seu bebe..
Amiga, estou seguindo aqui pois AMEI# conhecer esse cantinho tao cheio de novidades, se vc quiser e puder me seguir também será muito bom..
Big bj ;*
http://angelpoubel.blogspot.com.br/

Rafa disse... [Responder o Comentário]

ótimas dicas! Acho que devemos evitar também alimentos e chás que também fazem mal a saude da gestante. Chá preto e chá verde nem pensar!

Dali disse... [Responder o Comentário]

Ótimo post!
Nao sabia do ibuprofeno!
Bom saber de tudo isso. Eu usei tambem espirolactona para acne e depois descobri que ele pode complicar a possibilidade de gravidez...

Bjs!